Rua Dr Artur Leite de Barros Jr, 217 - Mandaqui - São Paulo - SP

(11) 3474 7427 (21) 4063 7427

Clique aqui para abrir o chat

Rua Dr Artur Leite de Barros Jr, 217 - Mandaqui - São Paulo - SP - 02408-110

Blog

Conheça a história do Seguro!

A história do seguro no mundo e no Brasil está atrelada ao desenvolvimento e à evolução da economia humana na face da Terra.

O termo “seguro” nesse contexto significa “correto” e simboliza a busca por maior nível de segurança por parte do cliente em relação à sua vida, seus bens e investimentos.

Essa busca por segurança e proteção visa reduzir riscos ou gerar recursos em situações emergenciais.

A história do seguro e a função da área

Sabemos que esse setor da área de serviços envolve a realização de avaliações, fechamento de contratos e oferta de coberturas em casos de emergências e perdas por parte do cliente.

Mas, em sua história, a compreensão de sua importância ocorreu junto com a evolução dos bancos, dos serviços logísticos e da expansão do homem no planeta.
 
O início

A história desse setor teria começado antes da idade de Cristo, como forma de garantir algum tipo de segurança às caravanas que cruzavam as regiões desérticas do oriente que atuavam para vender especiarias e animais.
 
Evolução

Com o surgimento de grandes reinos, nações e com a eclosão das grandes navegações (era do mercantilismo) entre os séculos XIV e XV, o seguro era concedido pela Coroa de determinado país para proteger os navegadores e as mercadorias adquiridas.

Na época, muitos acordos eram feitos, em certos casos o responsável pela perda do navio ou barco poderia ganhar uma nova embarcação paga pelo patrocinador da viagem ou pago pelos companheiros de viagem em comum contribuição.

Depois do século XVI, com o fortalecimento do comércio marítimo, pequenos e médios comerciantes obtiveram mais acesso à rotas marítimas das navegações.

Nessa época, surgiria o Contrato de Seguro Marítimo com autoridade de seguradora para assumir riscos financeiros de determinadas situações previamente estabelecidas.
 
O mercado moderno

Considerando o mercado moderno do setor, acredita-se que o primeiro contrato formal fechado na história do seguro teria ocorrido no ano de 1347, em Gênova.

Depois, com as navegações mercantilistas e coloniais, posteriormente, com a Revolução Industrial, tivemos a abertura de novos mercados nos séculos seguintes.
 
No Brasil

Em nosso país, esse tipo de atividade teria início depois da Vinda da Família Real portuguesa em 1808 e com a consequente abertura dos portos brasileiros para as nações amigas, com grande importância para a Inglaterra, contexto histórico no qual o Brasil ainda era colônia de Portugal e seria, politicamente, elevado como vice-reino da metrópole portuguesa.

Na época, a primeira corporação de seguros a funcionar no Brasil foi a “Companhia de Seguros BOA-FÉ”.
 
Conclusão

Portanto, a história do seguro teve muitos caminhos no oriente, na Europa e no período colonial nas Américas.

No Brasil, depois da independência em 1822, tivemos a lei 556 aprovada em 1850 que autorizaria o surgimento de várias seguradoras no país.

Atualmente, esse setor tem se tornado cada vez mais focado nas necessidades pessoais e jurídicas de clientes, integrando serviços presenciais com atendimento digital e acompanhando a evolução de mercados, métodos e da tecnologia como sempre aconteceu no decorrer da história humana.

 
Gostou? Continue acompanhando nossos artigos!
 



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

0 Comentários