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Marketing

Como fazer o planejamento de marketing da minha corretora de seguros?

Quando se pensa em marketing para corretor de seguros, se torna necessário refletir sobre como esse tipo de estratégia de divide entre os canais online e as formas de comunicação tradicionais.  

Se por um lado apostar na presença online, atualmente, é indispensável. Do outro, você tem a possibilidade de continuar chamando a atenção através do outbound marketing.

Por isso, se você quer saber quais são as melhores técnicas para se conectar com o seu público, leia as nossas dicas para desenvolver um planejamento eficiente.

Marketing Tradicional

Apesar de ter perdido bastante espaço, já que a maior parte das atividades do consumidor é realizada através dos meios online, incluindo a jornada de compra, o marketing tradicional ainda tem a sua importância.  

Por essa razão, se você quer apostar nessa estratégia, existe um conceito bem objetivo que vai te ajudar a entender os principais passos do seu planejamento: são os 4 Ps.  

Produto (ou serviço)
● Variedade de opções oferecidas;
● Nível de qualidade em relação aos produtos similares do mercado;
● Características gerais;
● Política de garantia;
● Formas de atendimento.

Promoção
● Técnicas de promoção da sua corretora;
● Descontos e condições especiais oferecidos;
● Credibilidade e imagem da empresa;
● Relações com parceiros e clientes.

Pontos
● Pontos de atendimento físicos/virtuais;
● Abrangência territorial.

Preço
● Formas e condições de pagamento;
● Preço para contratação do serviço.

Saber onde a sua corretora se encaixa dentro dessas 4 áreas é sempre o passo inicial para fazer o planejamento de marketing.  

As forças e fraquezas da sua empresa em relação à concorrência são os pontos que precisam de atenção na hora de montar a sua estratégia. Por isso, identificar os seus diferenciais e explorá-los para se destacar e conquistar mais clientes deve ser o objetivo central.

Veja abaixo alguns exemplos de acordo com a equação:
Nível de qualidade + faixa de preço = estratégia mais adequada
● Alta + Alto = serviço/produto premium
● Alta + Médio = geração de valor
● Alta + Baixo = valor supremo
●Média + Alto = preço alto
● Média + Médio = preço médio
● Média + Baixo = valor médio
● Baixa + Alto = desconto
● Baixa + Médio = falsa economia
● Baixa + Baixo = economia

Essas comparações são utilizadas para que o gestor consiga identificar a posição dos produtos e serviços de sua empresa em relação ao mercado e qual é a melhor abordagem de marketing para a sua corretora.

Marketing digital

Já no Marketing para corretor de seguros planejado nos canais online, você deverá adotar técnicas que tenham, basicamente, 4 objetivos

Atrair
Para que a sua corretora seja encontrada pelos seus potenciais clientes, o primeiro passo é criar um site. E como boa prática de Inbound Marketing, ele deverá ter um blog.  
Esse será o seu endereço na internet e, também, a vitrine em que você exibirá os seus serviços e diferenciais. Tudo, claro, de acordo com o seu posicionamento no mercado, conforme vimos no tópico anterior.  
Além disso, o site reunirá todas as formas de contato, incluindo as mídias sociais. Todos o conteúdo precisa ser otimizado para os buscadores e as páginas adaptadas para os dispositivos móveis.

Converter
Quando um desconhecido encontrar o seu site, passará a ser um visitante. Se a sua estratégia for completa, as landing pages, formulários de contato e as chamadas para ação vão transformá-lo em um lead.

Fechar compra
Uma vez que você tenha uma lista de potenciais clientes que já demonstraram algum interesse em contratar um dos seus seguros, será preciso nutri-los com conteúdo relevante até que ele decida fechar uma compra.

Ademais, como os seus contatos estarão em momentos diferentes da jornada de compra, o material enviado deve ser diferenciado. Por isso, a criação de listas segmentadas é imprescindível. Um sistema de gerenciamento vai facilitar esse processo.

Encantar
Na última etapa, você não sumirá depois de ter atingido o seu objetivo, mas vai adotar algumas técnicas para fidelizar o seu cliente. As pesquisas de satisfação e o estímulo ao engajamento através dos canais sociais entra em cena a partir dessa etapa.

O sucesso da sua estratégia de marketing para corretor de seguros, seja ela tradicional ou digital, dependerá de conhecer bem suas opções de serviços e o comportamento, dores e preferências do cliente.
Por fim, lembre-se de reavaliar continuamente os seus planejamentos e utilizar recursos tecnológicos que vão otimizar os seus esforços e resultados.

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