Marketing
A prática da venda cruzada pode expandir sua carteira!
A venda cruzada é uma boa tática de negócios, principalmente, em tempos de mercados repletos de ofertas. Lembramos que para fazer esse tipo de venda é necessária a identificação de serviços e produtos direcionados para as necessidades dos clientes.Combinar produtos e serviços pode gerar valor e nova percepção em relação ao cliente.
No ato de planejar e realizar esse tipo de venda é fundamental identificar serviços e produtos relacionados aos que você comercializa e que podem ser interessantes para o potencial cliente.
A venda cruzada
Muitas vezes, ao escolher a estratégia de cross selling é importante conhecer os possíveis perfis de cliente.
Geralmente, o cliente pode ir até uma loja física ou virtual já com uma intenção de compra em mente.
Porém, ao analisar o mapa de cliente em relação ao produto, torna-se primordial criar uma persona, ou seja, uma espécie de “cliente idealizado”.
Compreendendo as personalidades
Geralmente, um cliente pode ter necessidades e decisões diferentes do outro. E nem sempre um mesmo produto ou serviço padrão pode atender a todas as expectativas de compra ao mesmo tempo.
Mas, dessa forma, mesmo sendo uma corretora de seguros ou empresa de qualquer tipo de negócio torna-se possível oferecer produtos específicos para situações e clientes específicos.
Focando no cliente
Ao determinar estratégias de venda cruzada é importante também criar questionários ou landing pages de pesquisa para perguntar ao seu cliente quais produtos ou serviços facilitariam a vida dele se fossem adicionados à sua lista de produtos.
Além de uma landing page, o processo pode ser através do boca a boca ou com aqueles formulários de sugestões sempre que possível.
O cross selling
Esse termo em inglês significa “venda cruzada” no exterior, e envolve um conjunto de técnicas estratégicas de vendas.
Dentre os principais objetivos temos a busca de aumentar as comissões de uma venda, através do oferecimento de um produto ou serviço complementar ao cliente.
Na prática
Na prática permite ao vendedor oferecer produtos que combinem ou agreguem valor à escolha inicial do consumidor. Consequentemente, essa estratégia torna-se eficiente e é uma das técnicas de vendas mais usadas pelo mercado nos últimos tempos.
Relação ao cliente
O cliente ao entrar ou acessar uma loja pode demonstrar interesse por determinado produto, o vendedor apresenta os produtos e junto apresenta uma sugestão de produto para casar com o pedido inicial.
Dessa forma o vendedor ou site adiciona produtos, o que pode estimular o interesse do consumidor e, com isso, vender mais de um item.
Para funcionar, é essencial que a loja física ou virtual tenha linha de produtos disponíveis e diversificados para adicionar ao carrinho do cliente.
No mercado popular
Popularmente, a venda cruzada também é conhecida como venda casada. Ela não pode ser forçada e nem obrigar o cliente a aceitar, pois isso é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor.
A oferta de um produto adicional deve ser feito naturalmente sem qualquer tipo de imposição.
Conclusão
Portanto, o cross selling parte de uma sugestão do vendedor, permitindo ao cliente adquirir o produto de forma espontânea gerando uma melhor experiência de compra.
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