Marketing
5 dicas para melhorar sua forma de prospectar!
Sabemos que prospectar clientes é necessário para a empresa criar seus grupos de leads (público abrangente e inicial) e identificar seus grupos de clientes potenciais.Lembramos que vender não é fácil, mas vendas e prospecção se referem a dois tipos de abordagem diferente. Enquanto que a venda envolve oferta e transação final de aquisição de um bem, a prospecção visa identificar, orientar e educar o consumidor na primeira etapa.
Saber identificar o cliente e ter estratégias certas para abordá-lo é importante para posicionar a marca, o produto e os serviços de uma empresa, seja no ambiente físico ou no ambiente digital da internet.
Prospectar clientes é uma missão
Toda empresa que depende de vendas a serem realizadas para outra empresa ou que depende do varejo de produtos e serviços para o cliente final e comum precisa ter estratégias claras de abordagem.
Mas, antes da abordagem direta, é importante saber identificar e enviar a mensagem certa para os clientes certos.
Quem é o cliente certo?
O cliente certo é aquele que possui disposições e necessidades de um dia precisar contratar os serviços de sua empresa ou comprar seus produtos.
A intenção de compra e de contratação de serviços pode acontecer hoje, amanhã a qualquer momento quando o cliente potencial tiver a necessidade.
A importância da prospecção
O ato de prospectar clientes faz parte das primeiras etapas do ciclo de venda que visa procurar e identificar clientes em potencial. Trata-se de uma das tarefas mais importantes por parte da equipe de vendas para reforçar as bases do setor comercial.
Para gerar mais efeitos, é importante que o vendedor tenha conhecimentos de mercado e do comportamento do perfil na internet.
Na internet
Nos meios digitais é fundamental saber atender rápido as dúvidas dos clientes em potencial e manter sites e blogs da empresa sempre atualizados para posicionar a marca, apresentar a empresa e ajudar a gerar referência no processo de prospecção.
Inserção da marca
Um dos principais objetivos da prospecção é inserir a marca de forma mais profunda no mundo. Os resultados dessa inserção ajuda a elevar o volume de vendas, até mesmo em períodos mais fracos para obtenção de retorno no mercado.
As 5 dicas
A seguir vamos apresentar cinco dicas valiosas para ajudar os profissionais de vendas.
1 – Não confunda prospecção com vendas
Como definimos na introdução, ambas são atividades complementares que exigem conceito e práticas diferenciais. A prospecção visa gerar ambiente favorável para construir um relacionamento com novos clientes ou ajudar a gerar um novo ciclo de vendas com clientes já conhecidos.
2 – Pesquise o mercado
Neste artigo, falamos também da relevância do vendedor conhecer o mercado de atuação. Além de conhecer “onde mora a dor do cliente”, ele precisa saber em quais bairros, cidades e regiões geográficas determinado tipo de produto é mais requerido.
Esse raciocínio ajuda a identificar o público-alvo certo da empresa e se sua marca.
3 – Receba indicações
Em certos casos ter a sua empresa e serviços indicados por clientes anteriores pode ajudar a expandir o grupo de interesse na hora de prospectar clientes e realizar novas vendas.
4 – Estude o histórico de vendas
Mesmo se esforçando para realizar novas vendas, é importante conhecer os clientes e analisar o histórico de cada cliente que já consumiu os produtos e serviços da empresa como forma de orientar novas decisões e orientações para novas abordagens.
5 – Agende novas visitas
Em certos casos, é possível agendar novas reuniões e visitas com os clientes que já compram de sua empresa. No caso de corretoras de seguros, por exemplo, ela pode revisitar antigos clientes e se oferecer para visitar novos clientes para oferecer consultoria personalizada.
Gostou? Continue acompanhando nossos artigos!
O cliente certo é aquele que possui disposições e necessidades de um dia precisar contratar os serviços de sua empresa ou comprar seus produtos.
A intenção de compra e de contratação de serviços pode acontecer hoje, amanhã a qualquer momento quando o cliente potencial tiver a necessidade.
A importância da prospecção
O ato de prospectar clientes faz parte das primeiras etapas do ciclo de venda que visa procurar e identificar clientes em potencial. Trata-se de uma das tarefas mais importantes por parte da equipe de vendas para reforçar as bases do setor comercial.
Para gerar mais efeitos, é importante que o vendedor tenha conhecimentos de mercado e do comportamento do perfil na internet.
Na internet
Nos meios digitais é fundamental saber atender rápido as dúvidas dos clientes em potencial e manter sites e blogs da empresa sempre atualizados para posicionar a marca, apresentar a empresa e ajudar a gerar referência no processo de prospecção.
Inserção da marca
Um dos principais objetivos da prospecção é inserir a marca de forma mais profunda no mundo. Os resultados dessa inserção ajuda a elevar o volume de vendas, até mesmo em períodos mais fracos para obtenção de retorno no mercado.
As 5 dicas
A seguir vamos apresentar cinco dicas valiosas para ajudar os profissionais de vendas.
1 – Não confunda prospecção com vendas
Como definimos na introdução, ambas são atividades complementares que exigem conceito e práticas diferenciais. A prospecção visa gerar ambiente favorável para construir um relacionamento com novos clientes ou ajudar a gerar um novo ciclo de vendas com clientes já conhecidos.
2 – Pesquise o mercado
Neste artigo, falamos também da relevância do vendedor conhecer o mercado de atuação. Além de conhecer “onde mora a dor do cliente”, ele precisa saber em quais bairros, cidades e regiões geográficas determinado tipo de produto é mais requerido.
Esse raciocínio ajuda a identificar o público-alvo certo da empresa e se sua marca.
3 – Receba indicações
Em certos casos ter a sua empresa e serviços indicados por clientes anteriores pode ajudar a expandir o grupo de interesse na hora de prospectar clientes e realizar novas vendas.
4 – Estude o histórico de vendas
Mesmo se esforçando para realizar novas vendas, é importante conhecer os clientes e analisar o histórico de cada cliente que já consumiu os produtos e serviços da empresa como forma de orientar novas decisões e orientações para novas abordagens.
5 – Agende novas visitas
Em certos casos, é possível agendar novas reuniões e visitas com os clientes que já compram de sua empresa. No caso de corretoras de seguros, por exemplo, ela pode revisitar antigos clientes e se oferecer para visitar novos clientes para oferecer consultoria personalizada.
Gostou? Continue acompanhando nossos artigos!
Sics Help
Nosso Atendimento é de segunda a sexta-feira das 09:00 às 17:30h, com pausa das 12:00 às 13:00h, horário de Brasília.
Telefones: (11) 3474 7427 | (21) 4063 7427
E-mail: contato@sics.com.br
Telefones: (11) 3474 7427 | (21) 4063 7427
E-mail: contato@sics.com.br
Comece agora
Alcance novos clientes e fidelize os atuais com a Sics