Rua Dr Artur Leite de Barros Jr, 217 - Mandaqui - São Paulo - SP

A Sics utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosssa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Para mais informações, consulte aqui

(11) 3474 7427 (21) 4063 7427

Clique aqui para abrir o chat

Rua Dr Artur Leite de Barros Jr, 217 - Mandaqui - São Paulo - SP - 02408-110

Blog

5 dicas para melhorar sua forma de prospectar!

Sabemos que prospectar clientes é necessário para a empresa criar seus grupos de leads (público abrangente e inicial) e identificar seus grupos de clientes potenciais.

Lembramos que vender não é fácil, mas vendas e prospecção se referem a dois tipos de abordagem diferente. Enquanto que a venda envolve oferta e transação final de aquisição de um bem, a prospecção visa identificar, orientar e educar o consumidor na primeira etapa.

Saber identificar o cliente e ter estratégias certas para abordá-lo é importante para posicionar a marca, o produto e os serviços de uma empresa, seja no ambiente físico ou no ambiente digital da internet.

Prospectar clientes é uma missão

Toda empresa que depende de vendas a serem realizadas para outra empresa ou que depende do varejo de produtos e serviços para o cliente final e comum precisa ter estratégias claras de abordagem.

Mas, antes da abordagem direta, é importante saber identificar e enviar a mensagem certa para os clientes certos.
 
Quem é o cliente certo?

O cliente certo é aquele que possui disposições e necessidades de um dia precisar contratar os serviços de sua empresa ou comprar seus produtos.

A intenção de compra e de contratação de serviços pode acontecer hoje, amanhã a qualquer momento quando o cliente potencial tiver a necessidade.

A importância da prospecção

O ato de prospectar clientes faz parte das primeiras etapas do ciclo de venda que visa procurar e identificar clientes em potencial. Trata-se de uma das tarefas mais importantes por parte da equipe de vendas para reforçar as bases do setor comercial.

Para gerar mais efeitos, é importante que o vendedor tenha conhecimentos de mercado e do comportamento do perfil na internet.

Na internet

Nos meios digitais é fundamental saber atender rápido as dúvidas dos clientes em potencial e manter sites e blogs da empresa sempre atualizados para posicionar a marca, apresentar a empresa e ajudar a gerar referência no processo de prospecção.

Inserção da marca

Um dos principais objetivos da prospecção é inserir a marca de forma mais profunda no mundo. Os resultados dessa inserção ajuda a elevar o volume de vendas, até mesmo em períodos mais fracos para obtenção de retorno no mercado.

As 5 dicas

A seguir vamos apresentar cinco dicas valiosas para ajudar os profissionais de vendas.

1 – Não confunda prospecção com vendas
Como definimos na introdução, ambas são atividades complementares que exigem conceito e práticas diferenciais. A prospecção visa gerar ambiente favorável para construir um relacionamento com novos clientes ou ajudar a gerar um novo ciclo de vendas com clientes já conhecidos.

2 – Pesquise o mercado
Neste artigo, falamos também da relevância do vendedor conhecer o mercado de atuação. Além de conhecer “onde mora a dor do cliente”, ele precisa saber em quais bairros, cidades e regiões geográficas determinado tipo de produto é mais requerido.
Esse raciocínio ajuda a identificar o público-alvo certo da empresa e se sua marca.

3 – Receba indicações
Em certos casos ter a sua empresa e serviços indicados por clientes anteriores pode ajudar a expandir o grupo de interesse na hora de prospectar clientes e realizar novas vendas.

4 – Estude o histórico de vendas
Mesmo se esforçando para realizar novas vendas, é importante conhecer os clientes e analisar o histórico de cada cliente que já consumiu os produtos e serviços da empresa como forma de orientar novas decisões e orientações para novas abordagens.

5 – Agende novas visitas
Em certos casos, é possível agendar novas reuniões e visitas com os clientes que já compram de sua empresa. No caso de corretoras de seguros, por exemplo, ela pode revisitar antigos clientes e se oferecer para visitar novos clientes para oferecer consultoria personalizada.


Gostou? Continue acompanhando nossos artigos!
 



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

0 Comentários