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Como estruturar minha corretora de seguros?

Ao perguntar como estruturar minha corretora de seguros? O corretor de seguros precisa ter bastante atenção com o início do projeto da empresa.
Geralmente, empreendedores iniciantes neste segmento de negócio podem ficar confusos e até mesmo em dúvida. A corretora de seguros visa oferecer serviços de corretagem e contratos de seguros para bens e patrimônios como imóveis, automóveis, equipamentos e entre outros.
Normalmente, os tipos de seguros mais conhecidos são os seguros de vida, porém as vendas desse tipo de seguro não são predominantes, mesmo significando 3% do PIB brasileiro.
Estamos afirmando que, nos últimos anos, o mercado de seguros se expandiu bastante e, além dos seguros de vida e de automóvel, existem novas categorias de seguros que uma corretora nascente ou já estabelecida no mercado podem se dedicar.
Como estrutura minha corretora?
Para tornar o negócio mais consolidado e estruturado, o empreendedor nesse setor precisa ter atenção com plano de negócio, planejamento, seleção dos produtos e serviços que pretende oferecer e manter seus colaboradores sempre treinados.
1 – Busque a licença da SUSEP
O mercado de seguros é regulado e exige que os profissionais e empresas tenham licença para poder trabalhar.
Essa licença pode ser solicitada junto à SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), cujo órgão se responsabiliza para emissão de autorização dos trabalhos executados pelas corretoras de seguros e também atua para fiscalizar.
Ainda existem muitos profissionais que atuam como pessoa física e, em certos casos, acabam pagando muito mais impostos como pessoas físicas, o que poderia ser evitado com a ajuda de um bom contador e com o registro de pequeno empreendedor ou MEI.
2 – Capacitação
É essencial que o profissional e gestor de uma corretora busque capacitação técnica para atuar no mercado.
O profissional pode realizar uma prova de certificação aplicada três vezes ao ano para confirmar a sua aptidão para atuar no mercado de seguros.
Outro caminho é a realização de cursos de capacitação, a realização do curso é indicada para profissionais iniciantes, podendo ser presencial ou online.
As duas possibilidades, prova e curso, são organizadas pela ENS (Escola Nacional de Seguros).
3 – Invista no plano de negócios
É indicado desenvolver um bom plano de negócios e definir o planejamento estratégico para a empresa. Sendo assim, para abrir uma empresa é importante definir um planejamento estratégico bem orientado.
Esse planejamento ajudará a empresa a ter uma visão realista e abrangente a respeito do mercado, e indicar quais caminhos são importantes para serem traçados.
4 – Treine a sua equipe
Não importa se a sua equipe de funcionários ou colaboradores é pequena ou grande, ofereça conhecimentos e treinamento constantemente.
Ao decidir abrir uma empresa de seguros é importante formar uma equipe capacitada e treinada para identificar as melhores oportunidades de negócio e capacidade de atendimento ao cliente.
5 – Divulgue a empresa
Logo depois que a empresa for criada e estiver em atividade, é essencial divulgar a corretora em redes sociais como Instagram, Facebook, Linkedin e nas buscas do Google.
Adotar estratégias de marketing para posicionar a marca da corretora de seguros é fundamental para que a empresa tenha capacidade para atrair novos clientes.
6 – Tenha ferramentas de Gestão e de Multicálculo
Para corretoras que estão iniciando no mercado, é de extrema importância uma organização de seus seguros e segurados, principalmente para controle de vigência, parcelas, emissões e etc.
Sendo assim, é necessário a contratação de ferramentas de gestão para controlar essas informações, além de um software de multicálculo para otimizar o processo de orçamentos de sua corretora.
Conclusão
Portanto, o processo de estruturação passa por diferentes estágios de conhecimento e de aplicação de estratégias favoráveis para a empresa especializada em seguros.
Uma das principais iniciativas é sempre valorizar a inovação nos processos, abordagens de vendas e orientação de contratos.
Geralmente, empreendedores iniciantes neste segmento de negócio podem ficar confusos e até mesmo em dúvida. A corretora de seguros visa oferecer serviços de corretagem e contratos de seguros para bens e patrimônios como imóveis, automóveis, equipamentos e entre outros.
Normalmente, os tipos de seguros mais conhecidos são os seguros de vida, porém as vendas desse tipo de seguro não são predominantes, mesmo significando 3% do PIB brasileiro.
Estamos afirmando que, nos últimos anos, o mercado de seguros se expandiu bastante e, além dos seguros de vida e de automóvel, existem novas categorias de seguros que uma corretora nascente ou já estabelecida no mercado podem se dedicar.
Como estrutura minha corretora?
Para tornar o negócio mais consolidado e estruturado, o empreendedor nesse setor precisa ter atenção com plano de negócio, planejamento, seleção dos produtos e serviços que pretende oferecer e manter seus colaboradores sempre treinados.
1 – Busque a licença da SUSEP
O mercado de seguros é regulado e exige que os profissionais e empresas tenham licença para poder trabalhar.
Essa licença pode ser solicitada junto à SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), cujo órgão se responsabiliza para emissão de autorização dos trabalhos executados pelas corretoras de seguros e também atua para fiscalizar.
Ainda existem muitos profissionais que atuam como pessoa física e, em certos casos, acabam pagando muito mais impostos como pessoas físicas, o que poderia ser evitado com a ajuda de um bom contador e com o registro de pequeno empreendedor ou MEI.
2 – Capacitação
É essencial que o profissional e gestor de uma corretora busque capacitação técnica para atuar no mercado.
O profissional pode realizar uma prova de certificação aplicada três vezes ao ano para confirmar a sua aptidão para atuar no mercado de seguros.
Outro caminho é a realização de cursos de capacitação, a realização do curso é indicada para profissionais iniciantes, podendo ser presencial ou online.
As duas possibilidades, prova e curso, são organizadas pela ENS (Escola Nacional de Seguros).
3 – Invista no plano de negócios
É indicado desenvolver um bom plano de negócios e definir o planejamento estratégico para a empresa. Sendo assim, para abrir uma empresa é importante definir um planejamento estratégico bem orientado.
Esse planejamento ajudará a empresa a ter uma visão realista e abrangente a respeito do mercado, e indicar quais caminhos são importantes para serem traçados.
4 – Treine a sua equipe
Não importa se a sua equipe de funcionários ou colaboradores é pequena ou grande, ofereça conhecimentos e treinamento constantemente.
Ao decidir abrir uma empresa de seguros é importante formar uma equipe capacitada e treinada para identificar as melhores oportunidades de negócio e capacidade de atendimento ao cliente.
5 – Divulgue a empresa
Logo depois que a empresa for criada e estiver em atividade, é essencial divulgar a corretora em redes sociais como Instagram, Facebook, Linkedin e nas buscas do Google.
Adotar estratégias de marketing para posicionar a marca da corretora de seguros é fundamental para que a empresa tenha capacidade para atrair novos clientes.
6 – Tenha ferramentas de Gestão e de Multicálculo
Para corretoras que estão iniciando no mercado, é de extrema importância uma organização de seus seguros e segurados, principalmente para controle de vigência, parcelas, emissões e etc.
Sendo assim, é necessário a contratação de ferramentas de gestão para controlar essas informações, além de um software de multicálculo para otimizar o processo de orçamentos de sua corretora.
Conclusão
Portanto, o processo de estruturação passa por diferentes estágios de conhecimento e de aplicação de estratégias favoráveis para a empresa especializada em seguros.
Uma das principais iniciativas é sempre valorizar a inovação nos processos, abordagens de vendas e orientação de contratos.